Matrimônio

Casamento de Patrícia e Daniel
Crédito: Ricardo Henrique

O pacto matrimonial, pelo qual o homem e a mulher constituem entre si a comunhão íntima de toda a vida, ordenado por sua índole natural ao bem dos cônjuges e à procriação e educação da prole, entre os batizados foi elevado por Cristo Senhor à dignidade de sacramento. (CIC n.1601)

O sacramento do Matrimônio significa a união de Cristo com a Igreja. Confere aos esposos a graça de se amarem com o amor com que Cristo amou a sua Igreja; a graça do sacramento aperfeiçoa assim o amor humano dos esposos, dá firmeza à sua unidade indissolúvel e santifica-os no caminho da vida eterna. (CIC n.1661)

A unidade, a indissolubilidade e a abertura à fecundidade são essenciais ao Matrimônio. A poligamia é incompatível com a unidade do Matrimônio; o divórcio separa o que Deus uniu; a recusa da fecundidade desvia a vida conjugal do seu «dom mais excelente, o filho. (CIC n.1664)

O lar cristão é o lugar onde os filhos recebem o primeiro anúncio da fé. É por isso que a casa de família se chama, com razão, Igreja doméstica, comunidade de graça e de oração, escola de virtudes humanas e de caridade cristã. (CIC n. 1666)


Processo Matrimonial:

O Processo Matrimonial deve ser aberto com dois meses de antecedência.

Documento necessários:

  1. Certidão de Nascimento Atualizada (original);
  2. Fotocópia dos documentos dos Noivos;
  3. Comprovante de residência;
  4. Certidão de Batismo atualizada;
  5. Certificado dos Encontros de Preparação;
  6. Comprovante de Primeira Comunhão e Crisma;
  7. Duas Testemunhas;
  8. Se casados no civil, certidão de casamento civil;
  9. Certidão de Nascimento Atualizada.
  10. Contribuição de R$150,00

Encontros de Preparação para o Matrimônio: 

Este momento são encontros que a Igreja disponibiliza para refletir melhor sobre o que é o Sacramento do Matrimônio, proporcionando momentos de diálogo, amizade, oração e conhecimento da doutrina da Igreja. Eles são realizados em grupos pequenos, de no máximo 4 casais.

Os encontros acontecem na casa de um casal acolhedor ou nas salas da igreja, onde num clima fraterno são partilhados temas sobre o convívio conjugal e familiar. Trata-se de 10 encontros, com duração média de 90 minutos cada.

É recomendado que seja feito pelo menos seis meses antes do casamento, para que os noivos possam se sensibilizar e optar conscientemente pelo sacramento do matrimônio. Entretanto, não é preciso ter o casamento marcado para participar do encontro.

As inscrições são realizadas durante todo o ano, na secretaria paroquial.

Entre em contato

EXPEDIENTE:
Terça a Sexta - 08H às 12H / 13H30 às 17H30
Sábado - 8H às 11H30

Secretaria: secretaria@psje.org.br
Setor Financeiro: financeiro@psje.org.br
Setor Administrativo: administrativo@psje.org.br

(48) 3243-3130