Eucaristia

A Eucaristia é fonte e cume de toda a vida cristã. Os restantes sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos e obras de apostolado, estão vinculados com a sagrada Eucaristia e a ela se ordenam. Com efeito, na santíssima Eucaristia está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, nossa Páscoa.

A comunhão de vida com Deus e a unidade do povo de Deus, pelas quais a Igreja é o que é, são significados e realizados pela Eucaristia. Nela se encontra o cume, ao mesmo tempo, da ação pela qual Deus, em Cristo, santifica o mundo, e do culto que no Espírito Santo os homens prestam a Cristo e, por Ele, ao Pai.

Enfim, pela celebração eucarística, unimo-nos desde já à Liturgia do céu e antecipamos a vida eterna, quando Deus for tudo em todos (1 Cor 15, 18 ).

Em síntese, a Eucaristia é o resumo e a súmula da nossa fé: A nossa maneira de pensar está de acordo com a Eucaristia: e, por sua vez, a Eucaristia confirma a nossa maneira de pensar. (CIC n.1324-1327)

A sagrada Comunhão do corpo e sangue de Cristo aumenta a união do comungante com o Senhor perdoa-lhe os pecados veniais e preserva-o dos pecados graves. E uma vez que os laços da caridade entre o comungante e Cristo são reforçados, a recepção deste sacramento reforça a unidade da Igreja, corpo Místico de Cristo.

A Igreja recomenda vivamente aos fiéis que recebam a sagrada Comunhão quando participam na celebração da Eucaristia; e impõe-lhes a obrigação de o fazerem ao menos uma vez por ano. (CIC n. 1416-1417)


Catequese para receber a Primeira Eucaristia: 

A Catequese para a Primeira Eucaristia está contemplada na Catequese da Iniciação a Vida Cristã (Catequese que prepara para a Eucaristia e a Crisma). A Inscrição é realizada no início de cada ano, e no ano que a criança completa 9 anos de idade.

Se você já tem mais de 15 anos, deve fazer a Catequese para Adultos.  E as inscrições são feitas na secretaria paroquial.


Santa Missa

Na Santa Missa vivemos plenamente o Sacramento da Eucaristia. Você pode ver nossos horários de Missa clicando aqui.

Entre em contato

EXPEDIENTE:
Terça a Sexta - 08H às 12H / 13H30 às 17H30
Sábado - 8H às 11H30

Secretaria: secretaria@psje.org.br
Setor Financeiro: financeiro@psje.org.br
Setor Administrativo: administrativo@psje.org.br

(48) 3243-3130